Segunda-feira, 13 de Julho de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

ARMAZéM LITERáRIO >

As complexas relações entre comunicação e democracia

22/06/2010 na edição 595

[release da editora]

Os textos desta coletânea são representativos da produção recente na área de mídia e política no Brasil. As temáticas de maior destaque nesse campo de estudos estão presentes na coletânea, analisadas por alguns dos principais autores que vêm contribuindo para o acúmulo de conhecimento sobre as interações entre mídia, política e democracia no país. As relações entre mídia e eleições, as especificidades do jornalismo brasileiro, o impacto do funcionamento dos meios de comunicação para a democracia e a confiança nas instituições, as características e potencialidades da internet para o debate público e para a democracia e as interações entre os atores sociais e os meios de comunicação de massa são discutidos a partir de perspectivas teóricas diferenciadas. A pluralidade dos temas e abordagens acentua a contribuição que o livro oferece àqueles que se interessam pelas relações complexas entre a comunicação e a democracia.

Sumário

Luis Felipe Miguel e Flávia Biroli – ‘Comunicação e política: um campo de estudos e seus desdobramentos no Brasil’

Marcus Figueiredo e Alessandra Aldé – ‘Intenção de voto e propaganda política: efeitos e gramáticas da propaganda eleitoral’

Heloiza Matos – ‘Mídias, tecnologias e formas tradicionais em campanhas eleitorais: tendências e avanços’

Jorge Almeida – ‘Lula, Serra e o lugar de fala da `mudança´ em 2002’

Afonso de Albuquerque – ‘As três faces do quarto poder’

Fernando Antônio Azevedo e Vera Lúcia Michalany Chaia – ‘O Senado nos editoriais dos jornais’

Luiz Gonzaga Motta – ‘Enquadramentos lúdico-dramáticos no jornalismo: mapas culturais para enquadrar narrativamente os conflitos políticos’

Maria Helena Weber e Carmen Regina Abreu – ‘Debate político-eleitoral na televisão: jogo de cena e dispositivo estratégico’

Flávia Biroli – ‘Técnicas de poder, disciplinas do olhar: aspectos da construção do `jornalismo moderno´ no Brasil’

Luis Felipe Miguel – ‘A mídia e o declínio da confiança na política’

Wilson Gomes – ‘Democracia digital: que democracia?’

Kelly Prudencio – ‘Mobilizar a opinião pública: sobre a comunicação dos ativistas políticos’

Rousiley C. M. Maia – ‘Atores da sociedade civil e ação coletiva: relações com a comunicação de massa’

Sobre os autores

Afonso de Albuquerque é professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É autor de Aqui você vê a verdade na tevê (UFF).

Alessandra Aldé é professora da Faculdade de Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É autora de A construção da política (Editora FGV).

Carmen Regina Abreu é professora do Centro Universitário Univates (Lajeado-RS).

Fernando Antônio Azevedo é professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pesquisador do CNPq. É autor de As ligas camponesas (Paz e Terra).

Flávia Biroli é professora do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisadora do CNPq.

Heloiza Matos é professora da Faculdade Casper Líbero (São Paulo). Entre outros livros, publicou Capital social e comunicação (Summus) e organizou Mídia, eleições e democracia (Scritta).

Jorge Almeida é professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É autor de Como vota o brasileiro (Xamã) e Marketing político, hegemonia e contra-hegemonia (Editora Fundação Perseu Abramo e Xamã).

Kelly Prudencio é professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Luis Felipe Miguel é professor do Instituto de Ciência Política da UnB e pesquisador do CNPq. Publicou, entre outros, os livros Mito e discurso político (Editora Unicamp) e Política e mídia no Brasil (Plano).

Luiz Gonzaga Motta é professor da Faculdade de Comunicação da UnB, onde coordena o Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política (NEMP). Publicou, entre outros, Notícias do Fantástico (Editora Unisinos), e organizou Imprensa e poder (Editora UnB).

Marcus Figueiredo é professor do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) e pesquisador do CNPq. Publicou, entre outros, os livros A decisão do voto (Sumaré) e, com Argelina Figueiredo, O plebiscito e as formas de governo (Brasiliense).

Maria Helena Weber é professora da Faculdade de Bibliotecomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisadora do CNPq. Publicou o livro Comunicação e espetáculos da política (Editora da UFRGS) e organizou, entre outros, com Antonio Holfeldt e Ione Bentz, Tensões e objetos da pesquisa em comunicação (Sulina).

Rousiley C. M. Maia é professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Publicou os livros Mídia e deliberação (FGV) e, com Wilson Gomes, Comunicação e democracia (Paulus).

Vera Lúcia Michalany Chaia é professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pesquisadora do CNPq. Entre outros livros, é autora de Jornalismo e politica (Hacker) e organizadora, com Miguel Chaia, de Mídia e política (Educ).

Wilson Gomes é professor do Departamento de Comunicação da UFBA e pesquisador do CNPq. É autor, entre outros, de Transformações da política na era da comunicação de massa (Paulus) e, com Rousiley C. M. Maia, Comunicação e democracia (Paulus).

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem