Quinta-feira, 02 de Julho de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

FEITOS & DESFEITAS >

Vídeo online reacende debate sobre tortura

15/12/2006 na edição 411

Um vídeo que mostra um homem egípcio nu da cintura para baixo, agonizando ao ser sodomizado com um bastão por um policial, enquanto outros policiais assistem à cena, circulou em blogs no Egito no mês passado. As fortes imagens geraram um intenso debate em um país no qual grupos de defesa de direitos humanos alegam que casos de tortura por policiais são comuns.


Ativistas afirmam que o vídeo de sodomia – que ainda não teve sua autenticidade comprovada – destaca o mau tratamento observado nas prisões egípcias e a aparente impunidade aos policiais. ‘Ninguém se surpreenderia se o vídeo fosse autêntico’, diz Elijah Zarwan, consultor da organização Human Rights Watch no Cairo. O vídeo não foi o primeiro de violência policial a circular na rede no Egito, mas pode ser o mais polêmico, por conta de sua natureza sexual explícita em uma sociedade muçulmana conservadora.


Mohamed Khaled, autor do blog Demaghmak e o primeiro a disponibilizar o vídeo na rede, disse que o conseguiu de um vizinho que recebeu as imagens em seu telefone celular, mas não soube identificar a fonte original.


Olhos fechados


Os principais jornais de propriedade do governo não escreveram sobre o vídeo. Apenas um diário de oposição divulgou a informação. ‘Não foi criada uma reação como deveria por conta da falta de foco e da indiferença do governo’, desabafa o ativista de direitos humanos Hisham Kassem. Informações de Cynthia Johnston [Reuters, 11/12/06].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem