Terça-feira, 02 de Junho de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

IMPRENSA EM QUESTãO >

Artigos científicos ‘despublicados’ por fraude ou erro

Por Reinaldo José Lopes em 05/11/2013 na edição 771

Nunca tantos artigos científicos foram publicados e nunca foi tão fácil ter acesso a eles de graça. São notícias aparentemente ótimas, mas dois levantamentos recentes indicam que o efeito colateral desses avanços é uma explosão no número de estudos fraudados, plagiados ou simplesmente muito ruins.

Uma das maneiras de medir isso é a análise das “retratações”, nome dado às pesquisas “despublicadas” por problemas éticos ou erros.

Em artigo na revista científica “PLoS ONE”, pesquisadores nos EUA apontam que, de 2003 a 2012, o número de artigos retratados (1.333 numa das principais bases de dados do setor, a PubMed) foi quase o dobro do que se viu entre 1973 e 2002 (só 714).

Dos anos 1970 para cá, a produção científica cadastrada na PubMed praticamente quadruplicou, mas os artigos “retratados” cresceram em ritmo ainda mais forte, chegando perto de ficar seis vezes mais comuns.

O outro levantamento foi feito de forma mais rocambolesca. O jornalista americano John Bohannon, da “Science” (um dos periódicos científicos mais respeitados do mundo), enviou diversas versões de um estudo fajuto para mais de 300 revistas de acesso livre (que não cobram pela leitura de seus artigos).

Resultado: metade delas topou publicar a pseudopesquisa. Entre essas revistas está uma publicação brasileira, a “Genetics and Molecular Research”, cujo editor-chefe diz ter havido erro de interpretação.

Fórmula

Os estudos enviados por Bohannon seguiam uma fórmula simples, mas crível: a molécula X, extraída de um líquen Y, inibe o crescimento de células de câncer do tipo Z (um programa de computador foi usado para criar variações desse tema).

O objetivo do “trote”, segundo a “Science”, foi mostrar que existe um submundo de revistas científicas de acesso livre “predatórias”. Em geral sediadas fora da Europa e dos EUA, essas revistas usariam o pretexto do acesso livre para ganhar dinheiro. Nesse tipo de publicação, o cientista paga os custos de impressão do artigo, diferentemente das revistas tradicionais, que cobram assinatura dos leitores.

Além de identificar o crescimento dos artigos “despublicados”, a pesquisa na “PLoS ONE”, liderada pelo neurofisiologista americano Grant Steen, identificou outras tendências significativas.

O perfil de quem tem artigos retratados mudou. Até os anos 1990, a maioria era gente que fazia isso várias vezes, espécie de mentirosos contumazes. Hoje, mais de 60% das “retratações” está ligada a pesquisadores que nunca tinham sofrido isso antes.

“Cientistas mais jovens podem não ter sido integrados corretamente à maneira como a ciência funciona, seja por falta de mentores cuidadosos, seja por excesso de pressão para publicar. Mas não conseguiria provar essa ideia”, ressalta ele.

Um ponto que pode ser positivo, segundo ele, é que o tempo para que um artigo seja retratado encolheu: de mais de quatro anos antes de 2002 para dois anos hoje.

“Isso pode ser visto como um sinal de saúde do sistema científico. Temos de esperar para ver se a taxa de retratações vai aumentar mais. Se isso acontecer, é o caso de ficarmos mais preocupados.”

***

Revista brasileira que aceitou estudo falso se defende

De acordo com Francisco Moura Duarte, editor-chefe da revista brasileira “Genetics and Molecular Research” –a única do país a ser apontada pela “Science” entre as que aceitaram o artigo científico fajuto criado pela publicação americana–, a repercussão do artigo foi pequena, “quase nenhuma”.

Duarte afirma que o estudo falso foi aceito “preliminarmente”, para cobrir os custos da revisão e da publicação.

“Fazemos isso porque muitas vezes, depois de todo o trabalho de revisão, o autor acaba retirando o artigo e publicando o material em outra revista, então isso é uma forma de segurá-lo’ e evitar o desperdício dos nossos recursos”, explicou. “Se o artigo acaba não sendo aceito, nós devolvemos o dinheiro.”

O editor da revista brasileira diz que foi aos EUA para consultar advogados sobre uma possível ação legal contra a “Science”, mas acabou desistindo.

“Esse pessoal é muito poderoso, e a lei americana é frouxa nesse sentido.”

Em carta enviada por ele à publicação americana, o pesquisador diz que outras revistas sérias também poderiam ter sido prejudicadas pela maneira como o “trote” foi conduzido.

“Nós não publicamos artigos fraudulentos, enquanto a própria Science’ andou fazendo isso.”

Em comunicado, a “Science” disse que o objetivo era avaliar se os periódicos honram o compromisso de avaliar rigorosamente os artigos e encaminhou o e-mail enviado pela revista brasileira que dizia que o artigo havia sido aceito e seria avaliado após o pagamento. (RJL)

******

Reinaldo José Lopes, colaboração para a Folha de S.Paulo

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem