Sábado, 11 de Julho de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

IMPRENSA EM QUESTãO >

Blogueiro tem conta reativada no YouTube

06/12/2007 na edição 462

O sítio de compartilhamento de vídeos YouTube reativou a conta do blogueiro egípcio Wael Abbas, ativista antitortura que foi suspenso na semana passada por divulgar imagens de abusos de direitos humanos. O sítio informou, porém, que Abbas deve postar seus vídeos em um contexto adequado. O blogueiro chegou a fazer o upload de mais de 100 imagens, incluindo cenas de brutalidade policial, protestos antigoverno e supostas irregularidades nas eleições egípcias. Os clipes foram removidos.


O YouTube, que pertence ao Google, declarou ter um compromisso com a preservação do sítio como uma ‘plataforma importante para todos os tipos de expressão’, ao mesmo tempo em que tenta garantir um ambiente ‘apropriado’ para seus usuários. ‘Nossa política contra violência gráfica é remover os vídeos que mostram supostos abusos de direitos humanos nos quais o contexto não está claro’, alegou o sítio. ‘Ao revermos o caso, desbloqueamos a conta do blogueiro Wael Abbas. Se ele postar novamente as imagens dentro de contextos adequados para que todos entendam que se trata de uma mensagem importante, deixaremos todos os vídeos no ar’. Não foi esclarecido o que seria um contexto adequado.


Inquérito


No ano passado, Abbas divulgou um vídeo no qual um motorista de ônibus egípcio era violentado com um cassetete por um policial. As imagens levaram à abertura de uma investigação, culminando com a condenação de dois policiais a três anos de prisão por tortura.


Este ano, Abbas foi o primeiro blogueiro a ganhar o prêmio internacional de jornalismo Knight International Journalism Award. A premiação homenageia profissionais de imprensa que contribuem para elevar o padrão de qualidade jornalística em seus países. Informações de Cynthia Johnston [Reuters, 3/12/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem