Sexta-feira, 07 de Agosto de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

IMPRENSA EM QUESTãO >

Docs precisarão de crítica de jornal para concorrer ao Oscar

10/01/2012 na edição 676

O processo de escolha de documentários que disputam o Oscar vai sofrer uma grande mudança. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas planeja, a partir do próximo ano, aceitar apenas inscrições de documentários que forem resenhados no New York Times ou no Los Angeles Times.

O objetivo seria reduzir o número de filmes inscritos – foram 124 em 2011 – e diminuir a influência de festivais como o DocuWeeks, patrocinado pela International Documentary Association, que há mais de uma década permite que cineastas paguem uma taxa para exibir seus documentários em Nova York e Los Angeles, o que os qualifica para se inscrever em premiações.

Com a nova regra, filmes menores e de autores menos conhecidos devem sair prejudicados, já que conseguiam qualificar seus documentários para concorrer ao maior prêmio do cinema sem precisar lançá-los comercialmente. A partir de 2013, estes filmes menores só poderiam entrar na disputa se um crítico de cinema do New York Times ou do Los Angeles Times escrevesse sobre eles, o que é mais difícil.

Não foi especificado se valem apenas resenhas impressas ou também as online, ou se só textos principais ou também as resenhas menores. Foi dito apenas que resenhas de críticos de TV não entram no plano.

Evitando surpresas

“Isso vai ser uma frustração para um certo número de cineastas”, afirmou Thom Powers, que cuida da programação de documentários do Toronto International Film Festival. Powers ressalta que é estranho que a Academia deposite parte do processo de decisão nas mãos de empresas externas, neste caso os jornais, mas entende sua preocupação com a entrada de filmes de maior visibilidade. Há alguns anos, há um clima de surpresa quando documentários aclamados pela crítica acabam ficando de fora dos finalistas ao prêmio. Filmes elogiados como Senna, sobre o piloto brasileiro, e Into the Abyss, sobre a vida no corredor da morte em uma prisão no Texas, não competirão pelo Oscar deste ano. Informações do New York Times e do Guardian [8 e 9/1/12].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem