Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

IMPRENSA EM QUESTãO >

Site usa humor para incentivar checagem de fatos

10/01/2012 na edição 676

Foi lançado, na semana passada, o site sem fins lucrativos e não partidário Flackcheck (checagem de publicidade, tradução livre), com o objetivo de encorajar jornalistas e o público a serem mais vigilantes em relação a declarações de candidatos e aos anúncios políticos que podem ser enganosos. Nele, são exibidas campanhas publicitárias fictícias, como uma que simula um questionamento sobre o histórico do presidente americano Abraham Lincoln, como se ele estivesse concorrendo à presidência nos dias atuais.

Segundo Kathleen Hall Jamieson, diretora do Centro de Políticas Públicas Annenberg, da Universidade da Pensilvânia, que criou em 2003 com a ex-repórter da CNN Brooks Jackson o Factcheck.org (checagem de fatos, tradução livre), blog que inspirou o site, a ideia é usar jogos, efeitos digitais e humor para estimular as pessoas a questionarem as informações políticas que consomem e encorajá-las a ter acesso a fontes jornalísticas diversas. “Estamos tentando oferecer outro modo de aumentar informações disponíveis ao eleitorado sobre posições precisas dos candidatos”, afirmou Kathleen. Quando o site começar a gerar uma massa crítica de usuários, a equipe irá monitorar quantas pessoas que assistem aos vídeos no Flackcheck vão ao conteúdo relacionado no Factcheck.org.

O Flackcheck tem uma equipe de 13 pessoas, incluindo roteiristas de comédia e produtores. O projeto é financiado pela Fundação Annenberg e Rede Omidyar, administrada por Pierre Omidyar, fundador do eBay. O site original – Factcheck.org – tem 87 mil assinantes e foi fundado por conta da preocupação de que a mídia deixasse de fazer um bom trabalho de checagem de fatos por causa da diminuição de recursos financeiros e da redução do tamanho das redações. Informações de Vanessa Williams [Washington Post, 5/1/12].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem