Segunda-feira, 13 de Julho de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

INTERESSE PúBLICO >

Jornais se desculpam com pais de Madeleine

19/03/2008 na edição 477

O grupo de jornais britânico Express Newspapers, que inclui títulos como Daily Express, Daily Star e Sunday Express, pediu desculpas publicamente aos pais de Madeleine McCann, menina desaparecida no ano passado em Portugal. Gerry e Kate McCann também deverão receber 550 mil libras da companhia por causa da publicação de reportagens sugerindo que teriam alguma ligação com a morte da filha.


Em um acordo com a família McCann, a Express Newspapers admitiu ter agido de maneira errada ao sugerir que o casal teria responsabilidade sobre o desaparecimento de Maddie. Ela sumiu de um quarto de hotel em um resort na Praia da Luz, no Algarve, no início de maio de 2007, enquanto seus pais jantavam com amigos em um restaurante próximo. A investigação da polícia portuguesa não chegou a nenhuma conclusão sobre o caso. Muitas dicas sobre o paradeiro de Madeleine surgiram ao longo do ano, mas nenhuma levou a algum dado concreto sobre o que teria acontecido à menina, que estava prestes a completar quatro anos de idade. Foi a polícia de Portugal a primeira a levantar suspeitas sobre a participação dos pais no sumiço de Maddie. Eles sempre negaram as acusações.


Calúnia e difamação


Os McCann, que processavam os jornais por calúnia e difamação, disseram estar satisfeitos que o grupo tenha admitido a falsidade nas diversas matérias escritas sobre eles ao longo do último ano. A ação aberta pelo casal citava mais de cem matérias em quatro títulos do grupo – 42 delas publicadas no Daily Express. Segundo um representante da família, as alegações causaram grande estresse. Gerry e Kate afirmaram que o dinheiro conseguido no acordo irá para a campanha Find Madeleine (Encontrem Madeleine).


As edições desta quarta-feira (19/3) do Daily Express e do Daily Star traziam em sua primeira página um pedido de desculpas sob o título: ‘Kate e Gerry McCann: desculpem-nos’. No texto publicado no Express, afirmava-se que ‘diversos artigos do jornal sugeriam que o casal teria causado a morte de sua filha desaparecida e escondido o fato’ e admitia-se que, a esta altura, não há qualquer prova que sustente esta teoria. O jornal afirmava ainda que ‘o senhor e a senhora McCann são completamente inocentes de qualquer envolvimento no desaparecimento de sua filha’. O Star dizia que pedia desculpas ‘de coração’ aos pais de Madeleine por sugerir que eles teriam ligação com o sumiço da menina. Informações da BBC News [19/3/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem