Domingo, 12 de Julho de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

INTERESSE PúBLICO >

Jornalistas da BBC libertados na Irlanda

19/03/2008 na edição 477

Quatro jornalistas da BBC presos na Irlanda no fim de semana foram libertados na noite de domingo (16/3), afirmou a polícia local. Os profissionais de imprensa haviam sido detidos com outros sete homens suspeitos de ligação com o Exército Republicano Irlandês (IRA) em uma operação policial no condado de Donegal.


Os jornalistas trabalhavam em uma investigação para o programa Spotlight, da BBC irlandesa, sobre atividades paramilitares. A rede britânica não divulgou suas identidades ou explicou o que faziam em companhia dos supostos dissidentes.


As prisões foram feitas uma semana antes da Páscoa, quando facções do IRA costumam divulgar declarações belicosas em protesto às ligações da Irlanda do Norte com o Reino Unido. No início da semana, apenas quatro dos onze presos foram acusados formalmente por suspeita de atividade paramilitar – os outros três foram libertados. Sob leis antiterror do país, suspeitos podem permanecer sob custódia policial por até 72 horas, quando devem ser acusados formalmente ou libertados. Informações da AP [17/3/08] e do Belfast Telegraph [19/3/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem