Domingo, 20 de Setembro de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

JORNAL DE DEBATES >

De olho na indústria de RP

21/05/2011 na edição 216

O Center for Media & Democracy, organização americana sem fins lucrativos, publica o sítio PR Watch – Public Interest Reporting on the PR/Public Affairs Industry (Observatório de RP – reportagem de interesse público sobre a indústria de relações públicas). Ao contrário da propaganda, afirma o centro, o trabalho de relações públicas é difícil de reconhecer pois é quase invisível. O objetivo do grupo é, portanto, expor as atividades dessas firmas pouco conhecidas que, no entanto, influenciam no debate político e na opinião pública.

Um dos livros publicados pelo centro é Trust us, we´re experts: How industry manipulates science and gambles with your future (‘Confie em nós, somos especialistas: como a indústria manipula a ciência e joga com seu futuro’), que denuncia a ‘fabricação’ de fontes independentes, como cientistas ou analistas, para legitimar determinados produtos ou práticas. O livro conta, por exemplo, que no começo dos anos 1990 as companhias de tabaco pagaram US$ 156 mil a 13 cientistas apenas para que assinassem cartas publicadas em jornais médicos influentes, como o JAMA.

O sítio de internet apresenta a seção Spin of the Day, que comenta reportagens publicadas na imprensa sobre o trabalho de relações públicas. As notas são reunidas na Weekly Spin, uma newsletter gratuita que pode ser enviada por e-mail aos leitores cadastrados. Em inglês.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem