Segunda-feira, 25 de Maio de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

JORNAL DE DEBATES >

Folha e Cultura, a fórmula de um desmonte

Por Alberto Dines em 20/03/2012 na edição 686

 

O Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta foi informado, mas não consultado, sobre a parceria Folha de S.Paulo-TV Cultura para a exibição, aos domingos, do programa TV Folha. Isso é grave porque retira de uma TV semipública seu lastro de legitimidade, diversidade e independência.

Não é a primeira vez que o Conselho Curador é desobedecido: em março de 2010, por unanimidade, o colegiado da Fundação Padre Anchieta recomendou às diretorias executivas da rádio e da TV Cultura o imediato retorno do Observatório da Imprensa às respectivas grades de programação.

O então presidente executivo do grupo de emissoras, jornalista Paulo Markun, prontamente comunicou o fato à direção do Instituto Projor, mantenedor do projeto dos observatórios. Rapidamente foi acertado um novo horário para os boletins diários (segunda a sexta) na rádio Cultura FM.

No caso da TV foi acertada uma reformatação do programa e a adoção do regime de coprodução entre a TV Brasil e a Cultura. Projeto que as duas empresas saudaram como auspicioso.

Casamento apressado

Como a montagem da parceria televisiva seria inevitavelmente demorada (sobretudo em períodos de radicalização eleitoral), sugeriu-se que o programa de rádio começasse imediatamente, pois os acertos entre o Projor e a Fundação Padre Anchieta estavam sacramentados.

O presidente executivo decidiu o contrário: condicionou o retorno do programa de rádio ao retorno do programa de TV. Resultado: a parceria ficou no papel, a determinação do Conselho Curador foi engavetada e jogou-se pela janela uma oportunidade de ouro para estabelecer uma rede nacional de emissoras públicas, semipúblicas e educativas.

O apressado e clandestino casamento com a Folha completou o desmantelamento de uma efetiva alternativa à televisão comercial no Brasil.

Leia também

Folha, TV Cultura e as más notícias – A.D.

A TV Cultura não é pública. Ela é tucana – Mino Carta

Folha descobre vida inteligente na TV – Suzana Singer

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem