Domingo, 27 de Setembro de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
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JORNAL DE DEBATES >

O Brasil sem educação

Por Luciano Martins Costa em 22/09/2014 na edição 816

O erro constatado em um conjunto de planilhas da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad), com os números de 2013, divulgados na quinta-feira (18/9) pelo IBGE, foi pouco explorado pela imprensa no fim de semana. Na verdade, os dados produziram um curioso editorial no jornal O Estado de S. Paulo, que reconheceu na segunda-feira (22/9) uma melhora gradual nas condições de vida do brasileiro nos últimos anos e contradiz as manchetes negativas publicadas na sexta-feira sobre o mesmo assunto.

A correção de informações sobre o índice de Gini, que mede a desigualdade de renda domiciliar, elimina o argumento usado pela mídia tradicional para desqualificar a política econômica e os projetos sociais do governo. Com os números corretos, a imprensa se vê obrigada a voltar atrás e afirmar, ainda que de forma dissimulada, que “vive-se melhor no Brasil”, como diz o editorial do Estado. Evidentemente, como não podia deixar de ser, a mídia observa que ainda há muito a fazer, principalmente no que se refere ao resgate das populações que ainda vivem em condições degradantes.

O erro cometido por técnicos do IBGE será apurado em cerca de trinta dias, segundo anunciam os jornais. Mais interessante do que isso, porém, é constatar como a imprensa, em peso, recebeu e digeriu gostosamente os indicadores errados, aproveitando-os para criticar a política econômica e social, sem perceber que havia ali uma contradição importante. A incongruência dos dados sobre desigualdade era evidente, como destacou este observador na sexta-feira (ver aqui).

Nas estatísticas complexas, que medem fatores diversificados, é preciso ler as relações cruzadas e analisar as tendências, ou seja, leva-se em conta a direção que os fatos tomam em determinado período, no seu conjunto e em questões específicas. Por exemplo, no caso da renda média do trabalho é importante considerar não apenas o valor dos salários formais, mas também a receita do trabalho informal e a redução da mão de obra infantil.

O que a imprensa fez, diante da pesquisa do IBGE, foi garimpar os dados negativos e publicá-los com destaque, sem considerar o emaranhado de relações entre os fatores retratados e o contexto geral de evolução do quadro social.

Ignorância e preconceito

Há um aspecto importante no qual os jornais acertaram, mesmo levando em conta a correção do erro nas planilhas do índice de Gini: o principal desafio do Brasil é melhorar a qualidade da educação. No entanto, o debate proposto pela mídia tradicional vai na direção errada: nossa tragédia não é apenas a baixa qualidade do ensino oferecido pelo sistema escolar oficial – o problema é o analfabetismo funcional de grande parte da sociedade, incluída a própria imprensa e seus leitores típicos, que compõem a elite social e econômica do país.

Assim como um aluno da escola pública da periferia tem grande dificuldade para elaborar um texto compreensível ou para compreender um texto de relativa complexidade, boa parte dos brasileiros com muitos anos de escolaridade sofre de um grave bloqueio na hora de ler a realidade nacional. Entre esses analfabetos funcionais pode-se alinhar um enorme contingente de jornalistas, muitos deles assentados em cargos de responsabilidade nas redações ou agraciados com espaços generosos nos principais meios de comunicação.

O típico estudante da periferia tem dificuldade para compreender um texto de geografia, tanto quanto um assinante de jornal tem dificuldade para fazer a leitura crítica do texto jornalístico. As duas deficiências têm origens diferentes, mas produzem um fenômeno comum de má educação: o analfabeto funcional que não sabe interpretar um texto e uma elite que se nega a conhecer a realidade. Num caso, falta vocabulário; no outro, sobram preconceitos. A mídia tradicional deseduca um e outro com sua pauta de futilidades, seu conservadorismo e seu viés reacionário.

A educação precisa ser vista como uma das funções da comunicação. Trata-se de capacitar os indivíduos para que construam um pensamento da realidade o mais próximo possível da natureza da realidade. Nesse sentido, deve-se fazer com que a tarefa de educar seja ampliada do ambiente escolar para toda a sociedade, e a imprensa deveria ter um papel fundamental nessa missão.

Mas imprensa não pode educar se ela não tem educação.

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