Quinta-feira, 04 de Junho de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Al-Jazeera America cria mapa interativo para relembrar desastre natural

05/11/2013 na edição 771

A al-Jazeera America (AJA) encontrou uma maneira colaborativa para marcar o primeiro aniversário da supertempestade Sandy, que atingiu Jamaica, Cuba, Bahamas, Haiti, República Dominicana e alguns estados da costa leste dos EUA em outubro de 2012. O editor de mídias sociais Jared Keller e a jornalista Dominica Lim criaram ummapa interativoconvidando qualquer um que tenha sido afetado pelo furacão a contar sua história por meio de texto, foto e vídeo. “Com o aniversário de Sandy se aproximando, estamos convidando a audiência da al-Jazeera America a compartilhar memórias de suas experiências – momentos de choque, medo, companheirismo, inspiração e resiliência – que ainda permanecem conosco hoje”, escreveram eles no site da rede.

O público pode participar de várias formas: escrever um email para Keller, preencher um formulário no site da emissora ou tuitar suas histórias e fotos com a hashtag #SandyStories. As informações vão sendo inseridas em um mapa, de modo a conectar os leitores entre si e à al-Jazeera America. A experiência, acredita a emissora, é importante para aqueles que sofreram o trauma do desastre natural e pode ajudar a curar as feridas.

O mapa digital foge das tradicionais matérias que simplesmente comentam os impactos de um furacão e, devido ao grande volume de informações e ao fácil acesso aos leitores, possibilita que sejam colocadas camadas em um tema como nunca foi possível. Trata-se de um aspecto do jornalismo como serviço público, para dar voz àqueles que geralmente não têm.

Leia também

O desafio de informar o público

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem