Terça-feira, 02 de Junho de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

AFP terá que indenizar fotógrafo por venda de imagens tiradas do Twitter

26/11/2013 na edição 774

O fotógrafo haitiano Daniel Morel ganhou, em 22/11, um processo contra a agência de notícias francesa Agence France-Presse (AFP) e a distribuidora americana Getty Images após uma briga de quatro anos pelos direitos autorais de imagens suas postadas em uma rede social. Um júri em Nova York concluiu que a AFP e a Getty Images infringiram propositalmente os direitos autorais de oito fotos que Morel tirou do terremoto no Haiti em 2010. O fotógrafo receberá indenização de 1,22 milhão de dólares.

“Durante o terremoto, eles estavam vendendo minhas fotos exclusivas por 45 dólares”, disse Morel. “Isto é errado. Eles não só roubaram minhas fotos, como também as venderam”. As imagens foram postadas pelo fotógrafo em janeiro de 2010 pelo programa TwitPic, que permite que usuários coloquem fotos no Twitter. Posteriormente, elas foram repostadas por um outro usuário, que alegou ser o autor. A AFP pegou as fotos do TwitPic e as distribuiu para seus clientes. A Getty Images distribuiu as fotos para veículos nos EUA – elas foram brevemente usadas no site do New York Times e também pelo Washington Post, ABC e CBS, que chegaram a um acordo com Morel antes do julgamento.

Valorização do trabalho dos fotógrafos

Após Morel se opor ao uso de suas imagens, a AFP iniciou um processo contra o fotógrafo com o argumento de que não havia infringido seus direitos autorais e de que ele estava interferindo em suas práticas comerciais. A agência defendia que os termos de serviço do Twitter permitiam o uso das fotos. Mas o juiz discordou e decidiu que a AFP violou os direitos de Morel.

O conselheiro geral da Associação Nacional de Fotojornalistas dos EUA, Mickey Osterreicher, disse que resultado do julgamento reforça os direitos dos fotógrafos na era da mídia social. “Eu espero que isso envie uma mensagem, mas o que realmente precisamos é de uma mudança cultural para que as fotografias sejam valorizadas novamente”, completou.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem