Domingo, 31 de Maio de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Governo proíbe publicação de fotos da casa do presidente

26/11/2013 na edição 774

O governo sul-africano proibiu que a imprensa do país publique fotografias da casa do presidente Jacob Zuma. Veículos que o fizerem serão processados. “Ninguém, incluindo a mídia, tem permissão para fotografar e publicar imagens”, afirmou o ministro da segurança nacional, Siyabonga Cwele.

A proibição segue uma controvérsia sobre a enorme casa do presidente em Nkandla, na província de KwaZulu-Natal. No terreno há um mini campo de futebol, uma academia de ginástica, helipontos, um mercadinho e um curral. Mas a casa tornou-se foco de um escândalo quando descobriu-se que o equivalente a 45 milhões de reais de verbas do Estado foram usados para reformar a propriedade, o que levou diversos veículos de comunicação a sobrevoá-la para conseguir fotos aéreas.

O governo defendeu os gastos, afirmando que foram necessários para melhorias na segurança, e justificou a proibição das fotos com uma lei de 1980 que proíbe a divulgação de “instalações de importância estratégica”.

O Fórum Nacional de Editores Sul-Africanos argumentou que a lei está sendo usada de maneira inapropriada. O presidente do órgão, Mpumelelo Mkhabela, afirmou que o governo está ameaçando processar jornalistas pela publicação de informação de interesse público. “Há uma suposição de que a mídia colocou a segurança do presidente em risco, o que não é verdade”.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem