Domingo, 05 de Julho de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Agência estatal terá canal em inglês

04/05/2010 na edição 588

A maior agência de notícias da China – a Xinhua News Network Corp (CNC) – lançará sua rede de TV em inglês, como parte dos esforços para expandir a influência midiática do governo comunista internacionalmente. O canal já começou os testes, mas deve ser lançado oficialmente em julho. ‘A CNC oferecerá uma fonte alternativa de informações para uma audiência global com o objetivo de promover a paz e o desenvolvimento ao interpretar o mundo em uma perspectiva global’, declarou o presidente da empresa, Li Congjun.

Autoridades chinesas costumam desaprovar a cobertura internacional sobre diversos temas que são considerados delicados no país, como direitos humanos, por exemplo. A China acusa organizações de mídia internacionais de parcialidade e de focarem em notícias negativas. Nos últimos anos, a China anunciou planos multibilionários de expandir a mídia estatal, por meio da Xinhua, da emissora China Central Television (CCTV) e do jornal do Partido Comunista Diário do Povo. Em janeiro, a Xinhua começou a divulgar programas de TV em chinês na Ásia e em alguns países da Europa. No ano passado, a CCTV começou a exibir seu canal 24 horas em 22 países de língua árabe, alcançando uma população total de quase 300 milhões de pessoas.

A Xinhua, que funciona sob a administração do Conselho Estatal, disse que está se transformando em uma ‘agência de notícias multimídia e internacional’. Todos os veículos governamentais têm amplo apoio financeiro do Partido Comunista. Apesar do rápido crescimento econômico e de sua influência global crescente, a China ainda não abriu suas portas para a liberdade de expressão. Informações da AP [30/4/10].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem