Terça-feira, 07 de Julho de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Apresentadora ganha processo por discriminação

13/01/2011 na edição 624

Miriam O’Reilly, de 53 anos, ganhou um processo aberto contra a BBC depois que foi cortada do programa Countryfile, em que era uma das apresentadoras. Ela alegou ter sido discriminada por conta de sua idade. O tribunal concluiu que o afastamento da jornalista ocorreu devido à sua idade e aos comentários que fez na mídia sobre discriminação da emissora com apresentadoras da meia-idade.


O resultado da ação é uma derrota para a BBC, que deve ter de pagar uma indenização milionária à ex-funcionária. É a primeira vez que um caso do tipo foi aberto contra a rede, que se desculpou a Miriam e prometeu abrir um inquérito sobre o processo de escolha de apresentadores.


Rugas ofensivas


Após a vitória na corte, a ex-apresentadora mostrou-se muito emocionada. ‘A discriminação por idade é endêmica na TV’, desabafou. ‘Este veredicto é histórico. Senti-me maltratada por conta da minha idade e processar a BBC foi o certo a ser feito, embora tenha sido doloroso e estressante. Agora, as emissoras vão se conscientizar de que não vamos tolerar situações como esta. Depois de mais de 25 anos na BBC, mereço ser julgada por minhas habilidades, e não por minha aparência. Não acho que rugas sejam ofensivas’.


A BBC já havia sido alvo de queixas sobre a substituição de apresentadoras por conta da idade, como Arlene Phillips e Moira Stuart, que foram transferidas para outros cargos. Miriam foi substituída por uma apresentadora de pouco mais de 30 anos de idade. Já seu companheiro de bancada, John Craven, de 70 anos, foi mantido no programa. Outras três apresentadoras mulheres foram dispensadas na mesma época que ela. Informações de John Plunkett [The Guardian, 11/1/11].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem