Segunda-feira, 25 de Maio de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Apresentadoras bonitas distraem telespectadores

01/02/2011 na edição 627

Uma pesquisa da Universidade de Indiana, nos EUA, revelou que, quando uma apresentadora de telejornal é bonita, os homens ficam distraídos e retêm menos informações. As professoras Maria Elizabeth Grabe e Lelia Samson, autoras do estudo, descobriram que, para telespectadores homens, a atração sexual desempenhada por âncoras femininas pode tirar o foco do conteúdo noticioso. Elas observaram que os mecanismos cognitivos dos homens são favorecidos mais por processos visuais do que por verbais.

Batom vermelho

Para se chegar a estes resultados, as acadêmicas criaram duas versões de um noticiário curto, ambos apresentados por mulheres de 24 anos. Em uma das versões, a jornalista estava vestida com um casaco azul e saia que acentuavam seu corpo. Ela também usava batom vermelho e colar. Já na segunda opção, a apresentadora estava vestida com roupas mais largas, sem colar e batom.

Cerca de 400 telespectadores foram selecionados randomicamente para assistir a uma das duas versões. Todos preencheram questionários com impressões sobre a repórter. Também responderam a quatro questões de múltipla escolha sobre a aparência física dela e 10 sobre o conteúdo das cinco matérias apresentadas. ‘Homens lembraram de maneira mais significativa as informações fornecidas pela âncora menos sexy’, relataram as acadêmicas. Com as telespectadoras mulheres ocorreu o oposto, mas de maneira bem menos acentuada.

O estudo fornece evidências para uma teoria básica da psicologia evolucionária: no que se refere ao processamento de informação, o visual tende a prevalecer sobre o verbal. Além disso, a pesquisa confirma o que as mulheres suspeitavam há muito tempo: uma imagem repleta de sexualidade pode invadir o cérebro masculino, estimulando o componente de processamento visual a níveis que demandam quase toda a capacidade cognitiva. Isto não ocorreu com as mulheres no estudo – no entanto, elas não estavam vendo apresentadores homens. Informações de Tom Jacobs [Miller Mc-Cune, 24/1/11].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem