Quinta-feira, 28 de Maio de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

BBC pede desculpas por comentário ofensivo a mexicanos

08/02/2011 na edição 628

A BBC desculpou-se ao embaixador do México em Londres, Eduardo Medina Mora, na semana passada, depois que apresentadores do programa Top Gear descreveram a população mexicana como preguiçosa e imprestável. A rede, no entanto, reafirmou suas observações, alegando que piadas sobre estereótipos nacionais fazem parte do humor tanto do programa quanto da cultura britânica.

Um dos apresentadores, Richard Hammond, havia perguntado por que alguém compraria um carro do México, durante um debate sobre o modelo esportivo mexicano Mastretta. ‘Carros refletem as características nacionais, não? Os carros mexicanos são preguiçosos, acima do peso, soberbos, inúteis, ficam apoiados em uma cerca sonolentos olhando para um cacto usando um lençol com um buraco no meio como casaco’, disse. ‘E é por isso que não vamos receber nenhuma reclamação sobre isso na embaixada mexicana: o embaixador estará dormindo com o controle remoto na mão’, complementou outro apresentador, Jeremy Clarkson, fingindo estar roncando.

A BBC disse que suas regras permitem comédia com base em estereótipos nacionais em programas como o Top Gear, nos quais a audiência espera por isso. ‘Enquanto pode parecer ofensivo para aqueles que não assistem ao programa ou que não são familiares com o seu humor, o produtor executivo deixou claro ao embaixador que não foi de maneira alguma a intenção do programa [ofendê-lo]’, justificou a rede. Mora disse que ficou furioso com os comentários feitos pelos apresentadores. Informações de Tim Castle [Reuters, 4/2/11].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem