Segunda-feira, 13 de Julho de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

ENTRE ASPAS >

Comunique-se

11/05/2010 na edição 589

TV CULTURA
João Sayad é eleito presidente da Fundação Padre Anchieta

‘O ex-secretário de Estado da Cultura João Sayad é o novo presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura. Ele foi eleito com os votos de 35 dos 39 conselheiros presentes à reunião do Conselho Curador, na manhã desta segunda-feira (10/05).

Sayad assume o cargo no dia 14/06, ocupando o cargo do jornalista Paulo Markun, que ocupava o cargo desde 2007. O novo presidente cumprirá mandato de três anos.

Markun desistiu da reeleição à presidência da fundação após perder o apoio do governo estadual. Em carta distribuída aos funcionários, o jornalista ressaltou os projetos desenvolvidos durante sua gestão e afirmou que voltaria, ‘com alegria’, ao jornalismo.

A eleição para a presidência do Conselho Curador foi adiada para uma reunião extraordinária que será marcada antes do dia 14/06. A votação não foi realizada por causa de questionamentos jurídicos sobre uma segunda candidatura, apresentada hoje para a disputa do cargo.’

 

PRECONCEITO
Ministério acusa Alexandre Garcia de preconceito contra pessoas que vivem com HIV

‘O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde contestou as declarações do jornalista Alexandre Garcia em sua coluna ‘Mais Brasília’, na rádio CBN. Segundo o ministério, Garcia foi preconceituoso e desinformado ao criticar ações do governo para a gravidez de pessoas que vivem com o HIV.

‘É a segunda vez que o jornalista discrimina as pessoas que vivem com HIV/Aids em suas declarações. Uma lástima e um retrocesso para o jornalismo brasileiro. A primeira vez pressupõe desinformação, a segunda é uma clara demonstração de preconceito’, afirma a nota.

Em sua coluna, Garcia afirmou que o ministério estava estimulando pessoas com HIV a engravidar e considerou tal atitude uma ‘maluquice’. ‘Eu duvido que o Ministério da Saúde vá fazer uma cesária pela terceira vez numa mulher com HIV e respingar sangue nele para ver o que vai acontecer. É uma maluquice, estão fazendo brincadeira com a saúde’, disse.

O ministério rebateu a declaração e afirmou que é um direito de qualquer cidadão ter filhos. ‘Com o avanço da terapia antirretroviral no Brasil, há comprovado aumento da sobrevida e melhora significativa na qualidade de vida dos soropositivos. O diagnóstico não é mais uma sentença de morte. Pelo contrário, essas pessoas hoje fazem planos, querem casar e constituir família’, diz a nota.

A nota esclarece ainda que as afirmações de Garcia não condizem com a nova realidade das pessoas infectadas pelo HIV. ‘Ao afirmar que a iniciativa ‘é uma maluquice’, o jornalista demonstra desconhecer os avanços científicos que reduzem a possibilidade de transmissão do HIV para o filho. O comentarista também deveria saber que o simples fato de ‘respingar sangue’ de uma mulher infectada pelo HIV, durante o parto, não é suficiente para que ocorra transmissão do vírus’, contesta.’

 

TV BRASIL
TV Brasil envia correspondente para Moçambique

‘O repórter Eduardo Castro é o novo correspondente da TV Brasil na África. Diferente de seu antecessor, Carlos Alberto Junior, que ficava sediado em Angola, Castro ficará em Moçambique.

Sua primeira reportagem irá ao ar nesta segunda-feira (10/05), às 21h, no Repórter Brasil Noite. O jornalista vai mostrar a influência do Brasil no país africano.’

 

INTERNET
Chávez monta equipe com 200 pessoas para seu perfil no Twitter

‘O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, montou uma equipe de 200 pessoas para auxiliá-lo na atualização do Twitter. O grupo é chamado de Missão Chávez Candanga, em referência ao nome do perfil no Twitter, @chavezcandanga.

O motivo para a criação da equipe foi a grande repercussão do perfil na rede. Em menos de duas semanas, o presidente venezuelano alcançou mais de 265 mil seguidores.

No último sábado (08/05), Chávez apresentou o número de mensagens recebidas em seu Twitter. Desde o lançamento, em 27/05, foram cerca de 54 mil, sendo 50% de apoio; 18,4% desfavoráveis; 13,2% de pedidos de ajuda; e 9,3% com denúncias.

Com informações da Agência Bolivariana de Notícias.’

 

FUTEBOL
Anderson Scardoelli

Treinador do Internacional chama repórter para a briga

‘Em entrevista coletiva após o jogo de domingo (09/05) contra o Cruzeiro, o treinador do Internacional, o uruguaio Jorge Fossati, discutiu com o repórter da Rádio Bandeirantes Sérgio Couto e quase partiu para a briga.

O desentendimento entre os dois começou quando o jornalista perguntou se o técnico voltaria a culpar a arbitragem por mais um insucesso da equipe. Fossati rebateu de forma ríspida. ‘Em nenhum momento eu falei que o jogo foi perdido pela arbitragem. (…) Me diga uma ocasião em que ganhamos três pontos por causa da arbitragem. Alguém pode ajudar o colega? Talvez ele não tenha vindo preparado’.

Irritado, o treinador encerrou a entrevista e foi para o vestiário. Porém, voltou em seguida e começou a xingar o repórter. Fossati precisou ser contido por seguranças do clube para não avançar contra o jornalista.

‘Jorge Fossati perdeu o controle. Eu não entendo que ainda em 2010 as pessoas queiram resolver as coisas na porrada, no soco e no tapa’, lamentou Couto, em seu blog.’

 

REFORMA
Segundo Caderno de O Globo ganha novos colunistas

‘O jornal O Globo anunciou a contratação de novos colunistas para o Segundo Caderno, entre críticos residentes no Brasil e no exterior. O suplemento cultural também ganhará novo conteúdo.

Caetano Veloso foi confirmado como novo colunista. O cantor e compositor assinará a coluna da página 2, aos domingos. Nos outros dias, o espaço será ocupado por Francisco Bosco, Felipe Hirsch, José Miguel Wisnik e Hermano Vianna, ao lado de Arnaldo Jabor, Joaquim Ferreira dos Santos, Arthur Dapieve, Arthur Xexéo, Cora Rónai e Arnaldo Bloch. O jornal também contará com a participação de colaboradores na Europa e Estados Unidos, que escreverão sobre as tendências culturais desses mercados.

‘A ideia é pegar carona nesse momento tão legal do Rio para fazer um caderno de cultura que dê a todas as artes cariocas o lugar que elas merecem. Mas não vamos falar só das artes cariocas, claro. São Paulo, Recife e o mundo todo terão espaço. O mundo mudou, e nós mudamos junto’, explica Isabel de Luca, nova editora do caderno.

O suplemento também ganhará novos quadrinhos, inclusive com ilustrações dos leitores. Já a página 4 tratará de um assunto diferente a cada dia, como artes plásticas, música, teatro e dança, cinema e cultura alternativa, com a agenda referente ao tema.’

 

*****************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.
Folha de S. Paulo

Folha de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

Comunique-se

Carta Capital

Agência Carta Maior

Veja

Tiago Dória Weblog

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem