Terça-feira, 07 de Julho de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

ENTRE ASPAS >

Depois dos sites dos jornais, é a vez dos blogs

15/06/2010 na edição 594

O blogueiro Felix Salmon tomou conhecimento por um comentário em seu blog na Reuters [10/6/10] de que o acesso aos blogs do jornal Financial Times passou a ser pago, começando pelo Money Supply. ‘O blog The Money Supply estará sob as regras de assinatura do site do Financial Times a partir do dia 9/6. Apreciamos a audiência e os comentários e esperamos que continuem a aproveitar o blog’, dizia um anúncio aos internautas, gerando comentários indignados de leitores que prometeram não mais entrar no espaço.

O site do FT já cobra pelo conteúdo a seus artigos e, como os blogs estão hospedados no site, acabaram por entrar na dança. Para Salmon, isso não é justificado. A melhor razão para ter um site pago é o apoio à tiragem do produto impresso, onde os leitores são muito mais lucrativos, em termos de assinatura e anúncios. Jornais com sites gratuitos temem que seus leitores abandonem o impresso pelo produto online e, por isso, eles passam a cobrar o acesso ao site, a fim de tornar esta escolha menos atraente.

Já os blogs são um espaço extra em que a participação dos leitores é extremamente importante – quanto maior o acesso, melhor. Até então, os blogs do FT eram gratuitos. O problema é que a assinatura do jornal não engloba online e impresso – existem planos separados. Assim, assinantes que lêem o jornal de papel não terão mais acesso aos blogs, o que deve enfraquecer sua relação com o FT. O Money Supply nunca teve a pretensão de ser um grande blog, mas, segundo Salmon, é escrito por uma equipe inteligente, que produz bom conteúdo, promovendo uma conversa online mais ampla sobre temas financeiros. Agora, no entanto, não há sequer a possibilidade de sua audiência crescer.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem