Sexta-feira, 10 de Julho de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Google anuncia projeto para unir TV e internet

21/05/2010 na edição 590

O Google anunciou na quinta-feira [20/5], em sua conferência anual I/O, em São Francisco, Califórnia, que firmou parceria com um grupo de empresas, entre elas Sony e Intel, para lançar a Google TV. De acordo com a companhia, o serviço combinaria a programação tradicional televisiva com o sistema de vídeos online, permitindo que as pessoas encontrem facilmente os programas que querem assistir – como numa busca na internet. O software Android, desenvolvido originalmente para smartphones, será a base do Google TV, que funcionaria em aparelhos de TV de alta definição e em dispositivos que se conectam a estes aparelhos.


Segundo artigo no New York Times [20/5/10], o Google terá um grande desafio pela frente. Por enquanto, consumidores têm demonstrado pouco interesse em se conectar à rede através da televisão. Para piorar a situação, analistas estimam que os apetrechos necessários para fazer rodar o serviço devem encarecer o preço dos aparelhos de TV em cerca de 100 dólares. A companhia terá ainda que convencer os fabricantes de aparelhos televisivos a usar seu software.


Por enquanto, o Google conta com a parceria da Sony – terceira maior fabricante de TVs de tela plana no mercado americano. Na quinta-feira, Howard Stringer, executivo-chefe da companhia japonesa, subiu no palco da conferência para demonstrar seu apoio ao projeto – a Sony planeja inserir o software do Google em uma linha de TVs de alta definição com conexão à internet. Executivos da rede de lojas de eletrônicos Best Buy, da Adobe, Intel, Dish Networks e Logitech também participaram do evento.


O executivo-chefe do Google, Eric Schmidt, ressaltou que o debate sobre levar a internet até à TV já existe há duas décadas. ‘É muito mais difícil do que pensávamos unir uma tecnologia de 50 anos de idade com uma tecnologia novíssima’, afirmou. A ideia é que o software usado para o Google TV também leia aplicativos para os telefones com Android e tenha o browser Google Chrome, o que permitiria que os telespectadores acessassem a internet através de seus aparelhos de TV.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem