Segunda-feira, 25 de Maio de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Google também anuncia serviço de assinatura digital

17/02/2011 na edição 629

O Google lançou seu serviço de cobrança online para jornais e revistas, um dia depois de a Apple ter anunciado seu sistema de pagamento via web oferecido a editoras, noticia Josh Halliday [The Guardian, 16/2/11]. O Google One Pass irá permitir que editoras cobrem pelo conteúdo de seus sites, smartphones e tablets. Elas ficarão com 90% do lucro das vendas – quantia melhor, comparada aos 70% do serviço de assinatura da Apple.


Depois de meses de especulação, o serviço de pagamento do Google permitirá que editoras estabeleçam novas estratégias de cobrança digital. O Google One Pass estará disponível inicialmente para editoras no Reino Unido, EUA, Canadá, França, Itália, Alemanha e Espanha, e elas poderão cobrar o quanto quiserem, desde um único artigo a uma assinatura anual. Pelas regras anunciadas, o Google dará mais liberdade às editoras do que a Apple.


Publicações de peso como o Financial Times, a Economist e o New York Times disseram que não sabem ainda como o modelo da Apple irá impactar suas estratégias de cobranca para iPhone e iPad. As normas da Apple de ficar com 30% das transações não agradaram às editoras. Além disso, o serviço da companhia possibilita menos flexibilidade nos planos de pagamento e nos links externos.


A Associated Newspapers, proprietária do site mais popular do Reino Unido, o Mail Online, deve optar pelo pagamento via Google, assim como o espanhol El País e os alemães Die Welt e Bild. Segundo Madhav Chinnappa, chefe de parcerias de notícias do Google na Europa, o papel da empresa é ajudar a disseminar a inovação e a experimentação na indústria das notícias. ‘Estamos conversando com editoras por algum tempo. Elas nos têm informado sobre a complexidade e as dificuldades do modelo pago. Mas todas têm compartilhado a necessidade de experimentar e achamos que o Google One Pass será bom para a indústria’.


Na opinião de Andreas Wiele, chefe da divisão de revistas da alemã Axel Springer AG, proprietária da Die Welt e do Bild, o One Pass será uma alternativa para os sistemas de cobrança já existentes. ‘O novo serviço de pagamento permite que editoras tenham total controle do conteúdo, preço, vendas e relacionamento com cliente sob condições comerciais atraentes’.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem