Domingo, 05 de Julho de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Governo ordena bloqueio temporário do Facebook

19/05/2010 na edição 590

O governo do Paquistão ordenou, nesta quarta-feira [19/5], o bloqueio da rede social Facebook no país por conta de uma página que estimulava os internautas a postar imagens do profeta Maomé. O Islã proíbe qualquer representação do profeta, e a página acabou provocando polêmica no Paquistão. Intitulada ‘Dia de Todo Mundo Desenhar Maomé!’, ela encorajava os usuários do Facebook a divulgar imagens do profeta no dia 20 de maio em protesto às ameaças feitas por um grupo extremista aos criadores do desenho animado americano South Park, que recentemente exibiu um episódio em que Maomé aparecia com uma fantasia de urso.


Na cidade de Karachi, foram realizadas passeatas estudantis – homens e mulheres separados – pedindo que o site fosse banido do país por blasfêmia. Inicialmente, o governo, para responder às manifestações públicas, ordenou que os provedores bloqueassem apenas a página controversa. Em seguida, um grupo de advogados muçulmanos conseguiu uma ordem legal pedindo que o site inteiro fosse bloqueado no país até o fim de maio.


Em alguns países, como a China, o Facebook é proibido. O ministro paquistanês para Questões Religiosas, Hamid Saeed Kazmi, deixou claro que o bloqueio ao site é apenas uma solução temporária e sugeriu que o governo organize uma conferência entre os países de maioria muçulmana para discutir ideias de como prevenir a publicação de imagens do profeta. Talvez a maior polêmica envolvendo Maomé tenha ocorrido em 2005, quando um jornal dinamarquês publicou cartuns que o mostravam com, entre outras coisas, uma bomba no lugar do turbante. Na ocasião, protestos violentos se espalharam por diversos países. Com informações de Babar Dogar [Associated Press, 19/5/10].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem