Segunda-feira, 21 de Setembro de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Mulher que ‘sempre quis ser fonte anônima’ alcança objetivo

Por lgarcia em 26/02/2015 na edição 839

O New York Times divertiu muita gente ao identificar o motivo pelo qual concedeu anonimato a uma fonte, em uma matéria publicada na quarta-feira [25/2]: a mulher pediu para não ser identificada porque “sempre quis ser uma fonte anônima”.

Não se tratava de uma reportagem investigativa com questões complexas de segurança nacional, e sim de um texto sobre a reforma do banheiro feminino do principal terminal de ônibus de Manhattan. Em sua citação, a mulher falava sobre a brilhante pia em granito preto e os azulejos cinza usados com bom gosto.

 

 

O uso de fontes anônimas é uma questão sensível para o jornalismo do Times. Em 2014, a ombudsman Margaret Sullivan anunciou a criação do AnonyWatch, espaço em que monitora o mau uso das fontes anônimas nas páginas do diário. “Já escrevi muitas vezes sobre o assunto, aparentemente sem utilidade alguma. O uso excessivo de fontes anônimas continua prosperando no Times”, queixou-se ela em outra coluna, lembrando ainda que, pelo Manual de Redação, o anonimato só deve ser concedido como último recurso.

Em post em seu blog, Margaret abordou a história: “Eu não quero ficar no caminho de alguém que está alcançando seus objetivos, então fico inclinada a rir – ainda que seja uma risada amarga – com o mais recente exemplo de citação anônima gratuita do Times”.

A ombudsman questionou o editor de padrões do jornal, Philip B. Corbett, sobre a citação. “Aquela frase tinha apenas a intenção de fazer um pouco de humor autoconsciente”, respondeu ele. “As pessoas com quem falei acharam que foi engraçado. Ela certamente não sugere que não levamos a sério questões sobre fontes. Mas, no fim das contas, era uma matéria sobre um banheiro”.

No Twitter, houve quem criticasse a história da fonte anônima que sonhava em ser fonte anônima, mas muita gente entendeu a brincadeira:

“Eu aposto que ela conta pra todo mundo que conhece que ela era a fonte anônima”, escreveu a usuária @Saintless.

“Eu amo quando o Times é ousado”, elogiou @ogeemd. “E eu aposto que esta fonte anônima é demais”.

“Nós precisamos de mais vazadores em banheiros públicos”, brincou @ClipperChip

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem