Sábado, 04 de Julho de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Queda brusca tumultua programas e sites financeiros

07/05/2010 na edição 588

A tarde de quinta-feira [6/5] foi turbulenta para o mercado financeiro. Foi também bastante confusa para âncoras de canais de notícias a cabo e editores de sites ligados ao tema depois que o índice Dow Jones, da Bolsa de Valores de Nova York, caiu mil pontos e recuperou quase tudo em poucos minutos.


Logo sites como a Bloomberg.com e o Yahoo! Finance começaram a apresentar problemas técnicos por conta do aumento do tráfego. Âncoras na Bloomberg TV, CNBC e Fox Business pareciam não acreditar na queda. Um dos jornalistas da Bloomberg chegou a dizer que o declínio do índice era de tirar o fôlego. Em cada canal, os âncoras e comentaristas financeiros não escondiam a excitação e a incompreensão com o que acabavam de ver.


Na CNBC, o ex-operador do mercado financeiro Jim Kramer, que hoje apresenta o programa Mad Money na emissora, berrava que aquilo estava errado. ‘As máquinas obviamente quebraram, o sistema caiu’, dizia. A âncora Erin Burnett, que dividia a bancada com Kramer, afirmou posteriormente que o descontrole momentâneo da Bolsa era uma ‘história estupenda’. Ao se despedir, Erin ainda falou que aqueles haviam sido os 15 minutos mais excitantes da história de seu programa.


Na hora da queda, os canais financeiros mostravam imagens ao vivo de Atenas, onde ocorriam violentos protestos contra o plano de cortes do governo grego. Após o susto, houve especulações de que teria se tratado de um erro humano – alguém teria apertado um botão errado e desregulado o índice. No fim da tarde de sexta-feira [7/5], segundo artigo no site do New York Times, reguladores do mercado financeiro ainda não haviam determinado o que causou a queda incomum. Com informações de Brian Stelter [Media Decoder, NYTimes.com, 6/5/10].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem