Terça-feira, 07 de Julho de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

ENTRE ASPAS >

Viacom impõe regras duras a funcionários

08/06/2010 na edição 593

A Viacom, companhia americana dona da MTV e da Paramount Pictures, enviou uma mensagem a seus funcionários no fim da semana passada detalhando uma nova ‘Declaração de Práticas Corporativas’. A mensagem de 48 páginas lista regras de comportamento com relação a blogs pessoais, trabalhos paralelos – incluindo atividades não-remuneradas ou de caridade – e contato com a imprensa. ‘Quando em dúvida, pergunte antes de agir’, diz o documento.

Pelas novas normas, os funcionários não devem debater publicamente questões de trabalho – sejam informações confidenciais ou não – fora dos ‘canais apropriados de trabalho’, incluindo salas de bates papo, sites e blogs.

Sem contato

O contato com profissionais de imprensa é, basicamente, proibido. ‘A não ser que você seja um porta-voz designado oficialmente, você não deve comentar ou fornecer documentos ou informações a membros da mídia, ou postar na internet ou divulgar informações sobre questões ligadas à Viacom, ou qualquer problema interno’, diz a mensagem, lembrando que a regra vale para ‘todos os contatos de mídia’, sejam eles on the record, off the record ou anônimos. Se procurados por jornalistas, funcionários da Viacom devem reportar o ocorrido ao Departamento de Comunicações da companhia.

Curiosamente, a maior parte das pessoas que recebeu a carta trabalha para a Viacom como ‘freelancer permanente’, que recebe menos benefícios que empregados contratados. Muitos deles precisam trabalhar em mais de um lugar para se sustentar – o que pode ser prejudicado pelas novas regras.

Segundo Joe Coscarelli, em artigo no blog Runnin´ Scared, do Village Voice [5/6/10], é compreensível que, ao se trabalhar para uma grande empresa, funcionários devam agir com certa discrição, e que esta discrição seja reforçada por políticas corporativas. ‘Mas ter uma companhia de mídia mostrando tanto desdém por qualquer questão ligada à mídia e à expressão individual é um pouco assustador e, no mínimo, perturbador’, resume.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem