Terça-feira, 04 de Agosto de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial

Por Alberto Dines em 28/05/2015 | comentários

O Observatório da Imprensa relembra os 70 anos do fim da Segunda Guerra na Europa com uma entrevista especial com o cineasta Vicente Ferraz e o músico João Barone sobre o conflito que dizimou seis milhões de judeus e reordenou a geografia, a política e a economia mundial. Também participa do debate o jornalista Ricardo Bonalume Neto.

Na Europa e no resto do mundo os jornais lembraram os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial com o devido destaque. Aqui, o fato não mereceu o olhar aguçado da mídia. O ponto dissonante ficou por conta do nosso cinema com o longa “A Estrada 47” de Vicente Ferraz, já considerado o melhor filme nacional produzido sobre a FEBForça Expedicionária Brasileira – e à altura da participação do Brasil no conflito mundial.

A ficção conta a história de um esquadrão de soldados brasileiros caçadores de minas terrestres nos montes gelados da Itália. No grupo heterogêneo há um negro, um nordestino e um jornalista correspondente de guerra. O diretor explica que quis desfazer a imagem maltrapilha dos soldados da FEB, “mas sem ser ufanista, sem heroísmos”.

Outro expoente pesquisador do assunto, o músico João Barone também é convidado doObservatório da Imprensa. Baterista do grupo Os Paralamas do Sucesso, Barone é filho de ex-combatente e já produziu dois documentários e dois livros sobre o acontecimento que o fascina desde criança. O artista já prepara uma minissérie sobre o conflito porque acredita que “é importante falar sobre o tema, conhecer sua história e valorizar seu passado”.

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem