Quinta-feira, 04 de Junho de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

A mídia deve acompanhar as investigações?

Por Alberto Dines em 21/10/2003 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.


Você conhece esta gangorra – falta dinheiro para financiar projetos essenciais e em compensação a corrupção faz uma sangria vital dos cofres públicos.


Ontem o governo lançou o ‘Bolsa Família’ um de seus projetos sociais mais importantes – tirar 50 milhões de brasileiros da linha de pobreza. Mas os 5 bilhões de reais necessários para bancar o projeto ainda não estão garantidos. Talvez tenham que ser retirados do orçamento da saúde. No entanto, a Comissão Parlamentar de Inquérito instalada para investigar a evasão de divisas através da agência de Foz do Iguaçu do Banestado calculou em 30 bilhões de dólares o montante dos recursos saídos ilegalmente do país.


A CPI foi finalmente instalada em junho e, no entanto, a mídia não tem acompanhado os seus trabalhos como aconteceu com outras investigações do Legislativo Federal. Apenas o jornalista Bóris Casoy da Record e a revista Isto É mantêm o assunto em suas pautas.


Esta discrição generalizada pode ser positiva porque afinal foram os vazamentos de informações sigilosas em CPIs anteriores que tanto comprometeram os seus resultados.


Mas, por outro lado, a opinião pública não pode ficar inteiramente à margem porque isso só aumentará a sensação de impunidade. O problema é sério, não podemos minimizá-lo.


O mais recente relatório da ONG Transparência Internacional mantém o Brasil em quinquagésimo quarto lugar, abaixo de Portugal, Jordânia e Trinidad-Tobago. O Governo reagiu: em nove meses não se pode acabar com uma das nossas grandes mazelas. Por isso esta edição do Observatório da Imprensa lança a pergunta: como conciliar a necessidade de fornecer informações sobre a CPI do Banestado com o imperioso sigilo das investigações? Uma coisa é certa: para manter a sociedade vigilante diante da corrupção é indispensável conhecer suas dimensões. É o que faremos hoje.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem