Quinta-feira, 04 de Junho de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

Aniversário

Por Alberto Dines em 23/04/2002 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Você acha que o mundo está doido? Tranquilize-se: o mundo não está mais doido do que ontem e nem menos do que amanhã. A mídia vive empurrada pelos paroxismos mas nós que olhamos a mídia não precisamos entrar no seu clima. Ao contrário: fazer pensar é uma forma de escapar do frenesi. Há coisas sendo construídas, há passos que estão sendo dados para frente e há muitas coisas a construir, consertar e louvar mesmo no Brasil onde a auto-estima virou defeito.


Vejamos o caso de Brasília. Foi fundada há 42 anos, era uma incerteza. Hoje é uma realidade concreta. Foi pensada para resolver alguns problemas, resolveu, acabou criando outros mas a idéia da perfeição absoluta é tão absurda quanto a complacência com a imperfeição. Brasília está aí, junto com Washington é uma das poucas capitais nacionais planejadas e interiorizadas.


No tocante à imprensa ela tem ângulos específicos: seus jornais tiveram que ser construídos da estaca zero e para atender à sua população preocupada com o cotidiano, não podem escapar do paroquialismo, a imprensa nacional ficou distante do centro do poder e passou a cobri-lo de forma fragmentada e incompleta.


A linda concepção da cidade jogou a imprensa para a Praça dos Três Poderes, símbolo da República, mas a vida nacional pulsa na Esplanada dos Ministérios e como a imprensa regional no Brasil é insuficiente, a sociedade fica sabendo o que se decide nos gabinetes mas ignora como isso se resolve na lonjura do país. Daí os escândalos da Sudam, daí as aberrações na capitania do Maranhão.


Mas Brasília fez anos há poucos dias. Uma forma de comemorá-los é o que vamos discutir hoje: como aproveitar a interiorização da capital para integrar o país.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem