Quinta-feira, 04 de Junho de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

BNDES e autonomia

Por Alberto Dines em 07/10/2003 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.


Você sabe disso: a democracia exige a independência dos poderes e a imprensa, para funcionar efetivamente, precisa ser autônoma. A imprensa, seja ela considerada quarto ou quinto poder, se depende do Legislativo, do Judiciário ou do Executivo, no mínimo perde a sua espontaneidade e, no máximo, entrega a sua autonomia.


Na terça-feira passada a sociedade brasileira foi informada que as entidades da mídia impressa e eletrônica do país iniciaram o processo de preparação de uma proposta de política de financiamento do BNDES para o setor. Acontece que este anúncio, apesar da relevância da informação, foi publicado de forma quase clandestina. Portanto, em matéria de transparência esta negociação começou mal e a transparência é a alma do negócio da comunicação.


Este Observatório da Imprensa reconhece a gravidade da situação econômica das grandes empresas de mídia brasileira. Tratamos do assunto há exatos três meses quando configurou-se como inevitável algum tipo de aproximação entre o Executivo e a mídia. Também reconhecemos que o setor de mídia é questão de interesse nacional, questão de Estado, sobretudo diante da vertiginosa globalização. Este é o dilema que já deveria ter sido apresentado à sociedade com toda clareza: a mídia vive uma situação difícil mas tão ou mais difícil é assistir a uma aproximação da mídia com o Governo.


Ao debater um assunto tão delicado e grave, este Observatório não pretende embaraçar ou prejudicar a negociação mas também não pode esquecer que você, leitor, ouvinte ou telespectador também é um cidadão-contribuinte. Portanto duplamente interessado tanto na melhoria da qualidade da informação como na manutenção da independência entre os poderes. Você é o juiz.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem