Quinta-feira, 04 de Junho de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

Fato ou só foto?

Por Alberto Dines em 23/08/2005 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.


‘Nunca aos domingos’ além de nome de filme é uma espécie de dogma nos meios jornalísticos e políticos brasileiros. Segundo ele jamais deve-se marcar uma entrevista coletiva no domingo – ainda mais em Brasília – porque comparecerão poucos jornalistas e a repercussão será insignificante. O ministro Antonio Palocci enfrentou o tabu: no sábado à tarde convocou uma entrevista coletiva para domingo ao meio-dia. O auditório ficou cheio, a repercussão continua até hoje e principalmente mostrou ao Governo e ao partido do Governo como se enfrenta uma emergência.


Até aí tudo bem. Mas o que chama a atenção é que o ministro convocou a entrevista por causa da matéria de capa da revista Veja que circulou no fim de semana e também por causa de alguns procedimentos que a imprensa vem adotando nesta crise. O ministro deteve-se em analisar a reportagem de capa da revista e matérias de outros veículos. Já no domingo a mídia saudava a fala do ministro, na segunda-feira o entusiasmo foi ainda maior e chegou até os jornais de hoje.


Mas é estranho, estranhíssimo, que o fato gerador da insólita e inédita entrevista foi completamente omitido. Cobriu-se o evento e não se explicou a causa do evento. Nas duas horas e 10 minutos da entrevista, Palocci deteve-se 11 vezes para falar sobre a imprensa ao longo de 16 minutos. E este assunto praticamente sumiu, ficou escondido lá no fim do noticiário. Alguns sequer o mencionaram. Terá sido coincidência? Ou foi falta de prática para enfrentar o inopinado plantão de domingo? Mistério. Talvez valha a pena convocar uma segunda entrevista coletiva para discutir por que a imprensa engavetou a causa da primeira. Sugere-se que seja marcada para o próximo domingo.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem