Quinta-feira, 06 de Agosto de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

O exercício do jornalismo

Por Alberto Dines em 14/09/2010 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

A imprensa deve gerar debates sobre todos os temas que noticia, é a sua obrigação funcional, pública. Mas hoje a imprensa e o jornalismo converteram-se eles mesmos em foco de grandes controvérsias. É ruim? Ao contrário, é extremamente salutar.

Quando o site americano Wikileaks divulgou os milhares de documentos secretos sobre operações militares no Iraque e Afeganistão e, ao mesmo tempo, negava que fosse uma organização jornalística, estabeleceu-se nova e fascinante discussão: qualquer informação é uma informação jornalística? Em outras palavras: é possível fazer jornalismo sem jornalistas?

Os cidadãos que mandam fotos, vídeos e informações sobre fatos que testemunharam também não são jornalistas mas este material devidamente trabalhado por profissionais torna-se um ingrediente essencial da imprensa.

Significa que a indústria jornalística, como todas as demais indústrias, precisa de matéria-prima, ferramentas e trabalhadores especializados mas só o produto final, acabado, pode ser considerado jornalismo.

A internet e depois as redes sociais esquentaram a discussão. Mas também a mídia tradicional envolveu-se na questão. Exemplo: quando uma emissora de Tv convoca uma atriz para apresentar um programa jornalístico não está engrossando o coro dos que acreditam que o exercício do jornalismo não requer jornalistas para o seu exercício?

Uma contribuição decisiva a esta doutrina foi oferecida no ano passado pelo ministro do STF, Gilmar Mendes, ao estabelecer a grotesca comparação entre jornalistas e mestres de cozinha. Segundo ele não são profissões, são atividades que podem ser exercidas por qualquer um com um pouco de prática.

Este é um bom debate sobretudo em temporadas eleitorais.

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem