Quinta-feira, 04 de Junho de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

O Globo

Por Alberto Dines em 26/06/2001 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.


Estamos de luto. O jornalismo brasileiro perdeu uma de suas grandes figuras, Evandro Carlos de Andrade. Perdemos a sua presença física mas este programa quer trazê-lo de volta. Com a sua própria voz, sua própria imagem, sobretudo com a sua própria convicção. Esta voz lúcida e digna vai fazer falta num momento como este em que a mídia brasileira tem tão pouco de que se orgulhar.


No mesmo dia em que Evandro morreu, O Globo, jornal que ajudou a recriar e colocou no rol dos grandes veículos nacionais, cometia uma violência contra um dos seus mais famosos colunistas e cria da casa, Ricardo Boechat.


Com base em gravações ilegais, sem conceder-lhe o direito público de defesa e de resposta, Boechat foi demitido do jornal e do programa que fazia na Rede Globo.


Há cinco anos que este Observatório vem advertindo pela internet e pela Tv e você é testemunha: a utilização abusiva dos grampos pela grande imprensa brasileira fatalmente acabaria por atingi-la em cheio. É o que está acontecendo agora.


Além de exibirem-se como escravos de interesses escusos, O Globo, Veja e todos os que se sujeitam docilmente ao culto do grampo tornaram-se protagonistas de uma farsa: imaginaram que ao colocar um profissional como único culpado poderiam eximir-se de suas responsabilidades na criação de um sistema abjeto de divulgar informações.


Este programa não é tribunal, a este programa não interessa a guerra suja das operadoras de telefonia nem muito menos quer tomar partido numa guerra que para legitimar-se deveria travar-se unicamente nas bancas. A verdade é que a imprensa viciou-se em grampos, tornou-se grampo-dependente.


A geração de Evandro Carlos de Andrade, acostumada com outros valores e outros estilos está minguando. Hoje a colunista Dora Kramer na página dois do JB, embora muito mais jovem, fez uma grave advertência: a imprensa não pode entregar-se à prática do curandeirismo moral, sob pena de ser ferida pela própria sanha inquisitorial.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem