Quinta-feira, 06 de Agosto de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
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O dever das empresas jornalísticas

Por Alberto Dines em 16/08/2011 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

O jornalismo é um serviço público prestado por uma indústria, a indústria jornalística, a única cujo funcionamento é garantido pela Constituição. Em troca da garantia de expressar-se com absoluta liberdade, as empresas jornalísticas têm obrigação de assumir publicamente seus deveres. Sem transparência, a imprensa não pode pretender a denominação de quarto poder.

Em grande estilo, as Organizações Globo apresentaram há duas semanas os seus princípios editoriais. Os acionistas não poderiam ter escolhido melhor momento já que, nas semanas anteriores, a opinião pública mundial acompanhou estarrecida as revelações sobre os procedimentos indecorosos e ilegais praticados por um dos maiores grupos midiáticos do mundo, a News Corporation, da família de Rupert Murdoch.

Ao escancarar a ineficiência da entidade de autorregulamentação da imprensa inglesa, o escândalo Murdoch chamou a atenção para a necessidade de um rigoroso acompanhamento dos procedimentos jornalísticos. A observação da imprensa deixa finalmente a condição de exercício crítico, "idealista", para converter-se numa função pública efetiva, precursora de um legítimo contrapoder.

A divulgação dos princípios editoriais do Grupo Globo constitui um grande avanço mas este avanço poderia ser mais significativo e mais eficaz se, além da divulgação do documento, houvesse também um interesse em debatê-lo. As Organizações Globo não se mostraram interessadas em levar adiante o processo. Cabe a nós fazer as indispensáveis cobranças. Este Observatório da Imprensa foi criado justamente para isso.

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