Quinta-feira, 04 de Junho de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

Qual o papel da imprensa?

Por Alberto Dines em 28/10/2003 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.


Você conhece esta história: quando a mídia comporta-se com discrição, ela é acusada de conivente. Quando põe a boca no trombone, fala-se em linchamento midiático. Onde fica a justiça, qual a medida correta para o comportamento da imprensa?


Este Observatório foi criado dentro do pressuposto que a mídia precisa ser cobrada, intensamente cobrada – isto é essencial para o seu aperfeiçoamento e também é essencial para o processo democrático. Mas a recente onda de denúncias envolvendo figuras do primeiro escalão federal sugere desdobramentos importantes.


Exemplo: na ânsia de repercussão, a imprensa não estaria descurando dos grandes escândalos locais como os casos da máfias dos fiscais em São Paulo e o propinoduto no estado do Rio? Outro exemplo: as corregedorias e ouvidorias dos outros poderes não deveriam ser mais atuantes para evitar que as infrações sejam investigadas antes de chegar à mídia? E a mídia, também ela não escorrega em falhas de caráter deontológico e ético? Não há nepotismo nas redações?


Estas são perguntas que não precisam ser respondidas mas devem ser mantidas, lembradas. A lisura e a decência no trato da coisa pública não podem estar sujeitas a surtos, ondas e modas. A ética e a moral são maiores do que os códigos setoriais. São opções coletivas, valores permanentes.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem