Segunda-feira, 25 de Maio de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

Será o marco zero nos telejornais?

Por Alberto Dines em 16/08/2005 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.


O telejornalismo brasileiro começou ontem uma nova fase com a estréia do ‘SBT Brasil’ ancorado por Ana Paula Padrão. Agora são quatro telejornais de informação nas redes privadas e com eles pavimenta-se o caminho da diversidade informativa na tv.

O lado ruim do festivo episódio foi a entrada do presidente da República como garoto propaganda antes da edição inaugural. Se aparecesse como entrevistado consagraria instantaneamente o novo telejornal. Deste jeito e nesta hora, parece jogada para atender o Ibope – sobretudo o de Sua Excelência. A crise brasileira está definitivamente instalada na imprensa internacional. Isto tem a ver com as dimensões desta crise mas também com a imagem extremamente positiva do presidente da República no exterior.

A globalização da informação é um fato – o que aconteceu hoje na Faixa de Gaza não interessa apenas ao Oriente Médio, interessa ao mundo, nós inclusive. O Brasil é um país importante demais para ser ignorado. Mas também a minúscula Guatemala ou o explosivo Iraque. Nenhum homem é uma ilha, disse John Donne no século 17, nenhuma nação desgarra-se da humanidade, dizemos hoje no século 21. Este é um dado que o político de hoje não pode esquecer mas é um também dado que marca o jornalismo contemporâneo.

O homem que morde o cachorro logo ali na esquina ou o cachorro que morde o homem no Nepal são igualmente importantes. Hoje este Observatório vai ouvir o outro, os outros. Eles contam muito.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem