Quinta-feira, 06 de Agosto de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

Tv pública x Tv comercial

Por Alberto Dines em 03/07/2007 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Tv comercial ou Tv pública? Pela primeira vez em 57 anos tornou-se impossível generalizar. Agora, quando se fala em Tv, é preciso tornar claro de que paradigma estamos falando.


A promessa de uma Tv Pública criou uma expectativa tão grande quanto a do início da era digital. Os amantes das novidades tecnológicas estão tão excitados quanto aqueles que esperam grandes alterações em matéria de conteúdo.


Mas, nem sempre foi assim: já houve tempo em que a tv comercial era sinônimo de inovação e trepidação. Se, por um lado, o telejornalismo não dispunha dos formidáveis recursos de que dispõe hoje em dia, por outro lado, era mais rico em matéria de debates e entrevistas.


Hoje, a Tv por assinatura, paga, ficou com as entrevistas e debates mas, como sua audiência é pequena (se comparada com a tv aberta), estas entrevistas e debates são mais convencionais, burocráticos.


Até humor e sátira, jóias da programação comercial, ficaram prejudicados porque deram lugar aos talk-shows, que não chegam a ser completamente engraçados, nem atendem aos padrões das grandes entrevistas.


O resultado é que, neste exato momento, as inovações da Tv comercial aberta resumem-se às trocas de títulos das telenovelas e dos seriados. A exceção é o telejornalismo que ficou como a única janela aberta para a realidade.


Esta edição do Observatório da Imprensa vai entrar na máquina do tempo para reencontrar uma época em que a televisão privada, sem perder suas características de veículo de massas, era um laboratório para arrojadas experimentações.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem