Sábado, 04 de Julho de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

PRIMEIRAS EDIçõES >

Raquel Pinto

Por lgarcia em 30/04/2003 na edição 222

AllTV & TVA

"Da Internet para a TV a cabo", copyright Comunique-se (www.comuniquese.com.br), 25/04/03

"Um canal de TV como presente de aniversário. É isso que a allTV vai ganhar no próximo dia 12/05, quando comemora um ano como o primeiro canal de TV brasileiro 24 horas ao vivo na Internet. A partir desta data, a allTV passa a ser distribuída pela TVA, do grupo Abril. Inicialmente, o canal estará disponível aos cerca de 137 mil assinantes de cabo da TVA em São Paulo, no canal 8.

Em entrevista ao Comunique-se, Alberto Luchetti, diretor da allTV, disse que a partir de agora aumenta a participação jornalística na TV. Hoje são dois telejornais, com o canal eles passam a ser quatro. Serão sete horas só de jornalismo. ?Nós temos três unidades externas, para entradas ao vivo, e temos uma equipe de 20 repórteres, em toda grande São Paulo, que, além dos jornais, farão entradas ao vivo em flashes quando necessário?, completa o jornalista.

O diretor disse ainda que a inovação está no produto da Internet que vai para a TV. ?Geralmente acontece o inverso. Nós faremos um canal interativo, onde o telespectador também poderá participar durante a programação pela Web?. Luchetti explica que a tela será no estilo Bloomberg, mas, segundo ele, menos poluído. O vídeo será divido em três partes. ?Ao lado da tela com as imagens vem alguma informação sobre o assunto que está sendo debatido na hora, e logo abaixo vem a trascrição simultânea do chat que estiver acontecendo. Assim, quem estiver assistindo à allTV na TV vai ficar por dentro do assunto que está sendo debatido?.

Luchetti contou que o núcleo de jornalistas ganhou investimentos e nomes importantes da imprensa integram a equipe. O Web News, jornal que irá ao ar das 7h às 10h, tem como apresentadores Ademar Altiere, ex-diretor da Rádio Eldorado e com grande experiência em emissoras de TV e rádio no Canadá, e Roseli Tardeli, que também já trabalhou em rádio e TV. ?Esse será um jornal mais comentado, analítico e opinativo?, completa Luchetti. O Web News traz ainda comentaristas: na área de Polícia, Renato Lombardi (Estadão); Negócios, Fátima Turci (Estadão); Política, Getúlio Bittencourt (ex-Gazeta Mercantil); Publicidade, Antônio Rossini (jornalista especializado em publicidade, escreve para o Diário do Comércio e várias revistas); Terceiro Setor, Marco Piva (ex-assessor da ex-prefeita Luiza Erundina); e para falar sobre Meio Ambiente, Ricardo Carvalho (ex-TV Globo).

O jornal que vai ao ar ao meio-dia e tem duração de uma hora, o Opinião Gente que Fala, traz Caio Camargo (Ex-TV Globo e ex-TV Cultura) como apresentador. Já o Jornal Interativo, que será transmitido das 18h às 20h, tem como apresentadores Marco Barreiro (ex-Rádio Jovem Pan, ex-Rádio Bandeirantes e ex-TV Globo) e Luciana Cardoso (jornalista recém-formada).

Às 22h vai ao ar o talk show ?Ponto de Vista?, apresentado por Joaquim Carvalho (ex-Estadão, Veja e TV Globo). Logo depois, entra na programação mais um telejornal, o Notícias Online, com novamente Caio Camargo na apresentação.

Além desses telejornais, a allTV traz ainda o ?Mulheres Poderosas?, um programa que segue o formato do ?Saia Justa?, do GNT/Globosat, mas que, segundo Luchetti, não terá o comprometimento social que o concorrente tem. ?São 15 mulheres que se revezam, três por dia, para discutir tudo sob o ponto de vista feminino?, completa o jornalista. O programa irá ao ar de segunda a sexta das 15h às 17h.

O ?Comunique-se?, que vai ao ar pela allTV, todos os sábados das 17h às 19h, agora também ganha o mesmo espaço no canal da TVA. Para Rodrigo Azevedo, presidente do Comunique-se, isso é um avanço significativo para o portal. ?Ganharemos mais audiência e visibilidade, agora na TV também?, completa Azevedo.

A garotada vai ganhar um programa aos sábados, das 12h às 14h, o AllKids, comandado por dois âncoras, cada um com dez anos de idade. Livia Stacciarini e Kalil Taha vão apresentar o programa sem roteiro, laudas nem Teleprompter, e ainda vão se revezar em dois estúdios. ?O programa vai ser feito todo no improviso. Determinada hora, um deles vai se deslocar para um outro estúdio para apresentar uma banda de música. Tudo isso sem roteito?, disse Luchetti.

Ele adiantou ainda que toda a programção será feita pela allTV. ?Serão 24 horas ao vivo com produções nossas, nada será vendido ou terceirizado?."

 

"Site AllTV vira canal pago na TVA em SP", copyright Folha de S. Paulo, 25/04/03

"Lançada há um ano como o primeiro canal de TV brasileiro 24 horas ao vivo na internet, a AllTV (www.alltv.com.br) vai virar canal de TV paga. A partir do próximo dia 12, passa a ser distribuída pela TVA, do grupo Abril. Inicialmente, a AllTV estará disponível aos cerca de 137 mil assinantes de cabo da TVA em São Paulo, no canal 8. Os assinantes de MMDS não receberão o canal.

Com a parceria, a programação da AllTV passará a ter conteúdo das revistas da Abril. Os telejornais (que hoje são dois) passarão a ser quatro, ocupando seis horas diárias (atualmente são três). Um novo programa, o ?talk show? ?Ponto de Vista?, estréia em maio, às 22h, e o feminino ?Mulheres Poderosas? (que lembra o ?Saia Justa?, do GNT) passa a ser diário, das 15h às 17h.

Segundo Alberto Luchetti, diretor da AllTV, a parceria com a TVA será avaliada após seis meses e poderá ser ampliada. A Abril tem planos de investir em um novo canal UHF em São Paulo.

Com cerca de 150 mil visitantes únicos por mês, a AllTV lembra visualmente canais de notícias como o Band News. Sua tela é dividida em várias unidades. Na principal delas, são exibidas as imagens geradas em estúdio."

 

"Acordo com a TVA transforma site allTV em canal pago", copyright Cidade Biz (www.cidadebiz.com.br), 25/04/03

"A allTV, primeiro canal de TV 24 horas ao dia na internet brasileira, ganhou espaço no mundo real. O site estréia dia 12 de maio no canal 8 da TVA, que fica entre a Record e a RedeTV, para os 200.000 assinantes da operadora em São Paulo. A migração é resultado de acordo fechado com o Grupo Abril, que também insere na programação da allTV o conteúdo das revistas da editora.

De acordo com o diretor geral do site, Alberto Luchetti, a parceria com a TVA será reavaliada dentro de seis meses e, aí, poderá ser ampliada. Se cair nas graças da Abil, a allTV pode receber investimentos da editora, que pretende aplicar recursos em um novo canal de UHF em São Paulo

Por ora, quem investe é o site, que está adquirindo equipamentos e contratando profissionais. As mudanças ocorrem principalmente devido à duplicação do número de telejornais, decorrente da entrada do conteúdo da Abril. ?Compramos três unidades móveis para entradas externas ao vivo?, afirma Luchetti.

O telejornais do site passam a quatro diários, durante em seis, não mais três, horas de programação. Há outras mudanças: o feminino Mulheres Poderosas passa a ser diário, das 15h00 às 17h00, e um novo programa, o talk show Ponto de Vista, entra na grade a partir de maio, às 22h00.

Entre os profissionais contratados, estão Caio Camargo, ex-Globo e Cultura, Marcos Barreiro, ex-Globo e Bandeirantes, Joaquim Carvalho, ex-Globo e Veja, e Marina Machado, ex-Bandeirantes, que serão os âncoras dos novos jornais. Para comentaristas, foram contratados Renato Lombardi, Getúlio Bittencourt e Ricardo Carvalho, além de Adhemar Altieri e Roseli Tardeli."

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem