Domingo, 27 de Setembro de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

PRIMEIRAS EDIçõES >

Termos na AP soam pró-palestinos

Por lgarcia em 30/09/2003 na edição 244

TELETIPO

A Associated Press acaba de registrar um novo termo para designar os ataques de terroristas palestinos: "bombardeios vingativos" ("revenge bombings", no original em inglês). Os ataques de contrapartida israelense, de sua parte, são, assim, tidos como provocação de "ataques vingativos" palestinos. Qualificar de "vingativo" um ataque terrorista deliberado direcionado a civis israelenses é, segundo Chana Shavelson [Camera, 23/9/03], distorção dos fatos. Isso porque sugere que Israel inicia a violência enquanto os palestinos apenas reagem a ela, quando, na verdade, os ataques palestinos é que motivam as respostas militares de Israel. Além disso, do jeito que a AP coloca, parece que bastaria a israelenses pararem de contra-atacar os palestinos para que o terror acabasse. As evidências sugerem o contrário. O artigo da Camera se encerra com uma pergunta irônica: "Será que ?bombardeio vingativo? virou o novo sinônimo de ?terrorismo para a AP?"

Era 1938 e a revista britânica Homes & Gardens trazia uma edição dizendo que, após perseguir judeus e tentar dominar o mundo, não havia nada que Adolf Hitler gostasse mais que se refugiar em seu arejado chalé bávaro para degustar a "mais bela vista de toda a Europa". Hoje, a Homes & Gardens preferia esquecer a imagem deploravelmente "clean" e leve do louco nazista que estampou sua edição de novembro de 1938. Corky Siemaszko [New York Daily News, 26/9/03] conta que a IPC Media forçou um jornalista britânico a tirar o artigo de seu sítio, mas funcionários do Instituto Wyman de Estudos do Holocausto americano, indignados, puseram o artigo em seu sítio (
www.wymaninstitute.org
) em 25/9. "O público tem o direito de saber que alguns segmentos da mídia ocidental publicou artigos glamourosos que fizeram Hitler parecer ditador de modas", disse Rafael Medoff, diretor do Wyman. "É horrível constatar como eles tentaram embelezar a imagem de Hitler."

Todos os comentários

Siga o Observatório da Imprensa
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Termos de Uso
x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem