Segunda-feira, 01 de Junho de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

ENTRE ASPAS >

Novelas são maior produto de exportação midiática

Por Fernando Schweitzer, de Buenos Aires em 08/02/2011 na edição 628

O céu, a terra e nós de recheio. Que conteúdo mais complexo, cheio de complexos e com demasiados reflexos. Sejam no espelho comum ou na alma. Volta a falar do mesmo tema, mas creio que não da mesma forma. As novelas são o nosso maior produto de exportação midiática, inegavelmente. Descobri isso ao viver no exterior.

Isso me dá medo, pois exportamos mentiras, um país que não existe. Se já não bastasse, esta semana a presidente dos brasileiros, ou dos que assim pensam ser, teve sua visita de cinco horas registrada passo a passo e ao vivo pela mídia portenha. Firmou vários acordos bilaterais, dos quais nenhum se cumprirá efetivamente, tal qual os já existentes. Como, por exemplo, a simplificação para a validade de documentos de origem brasileira, que também, segundo acordo firmado em 2004 por Lula e Kirchner, em tese eximiria até a necessidade de tradução para documentos de ambos países serem validados por outros.

Em meio a essa loucura sociopática que assola o país, vemos que o passado não só deixa saudade, bem como qualidade. O canal Viva e suas reprises que comovem e removem montanhas de fanáticos, bem como em anos anteriores, o Discovery Kids que foi o campeão da TV paga quando considerados todos os públicos, pessoas com mais de quatro anos, o que inclui seu público-alvo. A boa audiência do Discovery Kids se estende fora de seu público primordial. Entre os adultos, se justifica pelo fato de muitas mães e pais assistirem à sua programação junto com os filhos, dizem. Eu voto no quesito desenhos do passado na grade, que remetem o espectador uma época mais criativa no planeta, seja dentro ou fora da TV. O canal mais visto por adultos em 2010 foi o SporTV na TV fechada, o que pode ser entendido pela aculturação de anos de nossa sociedade, pelas ditaduras através do endeusamento do futebol no país.

Não falemos dos males

Mas nem tudo sobre o assunto TV foi tragédia por esses dias. Depois de 61 dias sem se comunicar, o humorista Chico Anysio falou suas primeiras palavras, segundo postou sua mulher, Malga Di Paula, em seu Twitter, na noite desta quarta-feira (2/1).

A estupenda atriz Betty Lago é a mais nova contratada da Record. Ela assinou com a emissora nesta quarta-feira (2/1). Betty já está escalada para Vidas em Jogo, próxima novela da emissora. Na história, escrita por Cristianne Fridman e dirigida por Alexandre Avancini, ela dará vida a Marisete, uma empregada doméstica orgulhosa que sonha ganhar na loteria para se livrar da patroa, Regina (Beth Goulart). Ou seja, finalmente fará um papel diferente na TV.

Não falemos dos males da atualidade, seria redundante… BBB, senso comum. TV Globo, ir contra a sócio cultura aculturada do país. De mim, um deleite para os inimigos, mas não muito salutar para mim. Esperando ansiosamente a estreia no cinema de Bruna Surfistinha… Irônico, eu?

******

Ator, diretor teatral, cantor, escritor e jornalista

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem