Segunda-feira, 13 de Julho de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

VOZ DOS OUVIDORES >

Mara Gama

22/06/2010 na edição 595

‘O UOL mostrou agilidade na divulgação da notícia e deu destaque correto aos textos que informam e contextualizam a morte do escritor português José Saramago.

O texto sobre a importância da obra, links para entrevistas e para o blog do escritor e comentários de outros escritores foram diferenciais na cobertura.

***

Lateral camarada (14 de junho)

A página de abertura do site especial da Copa tem boas experimentações editoriais que, espero, sejam repetidas em outras ocasiões e páginas do UOL.

Os quadrinhos Destaques do dia e Mais lidas, na lateral direita da página, seriam ótima solução para a home page do portal e as páginas de abertura das principais estações. Rapidamente você ficaria sabendo o que de mais relevante foi publicado, na visão de quem edita.

Balanço do lançamento de candidaturas

O leitor José Carlos elogiou a análise das convenções partidárias de PT e PSDB com lançamento oficial das candidaturas de Dilma Roussef e José Serra no último fim de semana no UOL:

‘Cumprimento a equipe que trabalhou na cobertura das confirmações de candidaturas à Presidência. Destaco as opiniões emitidas pelos comentaristas políticos UOL-FSP, com abordagem correta sobre os fatos e tom crítico bem dosado. Um ótimo trabalho, revestido de seriedade’.

Também gostei do resultado. O vídeo tem formato simples, duração suportável e apresenta de forma resumida uma visão sobre o noticiário.

Considero um avanço na cobertura em vídeo do UOL: em vez de repetir o que já foi feito, criar um espaço de articulação de idéias e opiniões.

Também achei positivo – tenho insitido nisso – que tenha sido sinalizado com o chapéu ‘Opinião’.

Cotações e tempo

Por problemas de ordem técnica, os quadros de tempo e cotações sumiram da home page do UOL na sexta. Segundo a Redação, serão recolocados assim que possível. O leitor Antonio Carlos reclama: ‘Não vejo mais a cotação da Bolsa, oscilação do dólar e o quadro de temperatura na página inicial do UOL. Faz falta e gostaria que voltasse’.

Copa

Um desenho especial de home page entrou no ar para a cobertura da Copa do Mundo no UOL.

Flash da home page na tarde desta segunda, 14 de junho

‘Voltaremos ao formato original caso o noticiário geral tenha algo bombástico. Caso contrário, vamos assim até o final do mundial’, informou o jornalista responsável pela home page do UOL, Alexandre Gimenez.

O impacto é positivo. Na sexta-feira, 11, o novo layout deu visibilidade ao extenso material produzido pela equipe de esporte, de interesse não só do público fanático por futebol, mas também da audiência sazonal que os campeonatos mundiais despertam. A página ficou mais quente e movimentada.

O quadro que serve de agenda antes do jogo e placar após seu término é eficiente e ficou bem feito.

Além do formato, os títulos estão explicitamente mais ousados e coloquiais. Dificilmente a Redação poderia ter a mesma liberdade em coberturas de campeonatos nacionais sem ser acusada de parcialidade. Vamos ver nesta terça, dia da estreia do Brasil, como será a abordagem. E como os leitores receberão.

Recebi dois tipos de manifestações sobre as mudanças: ‘Gostaria de elogiar e parabenizar o UOL pela cobertura da Copa, o Bolão, o layout das páginas, amei o placar logo de primeira na página principal, o hall da fama’, escreveu a leitora Kelly.

O leitor Cesar criticou: ‘A exposição das notícias da copa na parte superior da tela principal do site parece-me despropositada’, escreveu.

Cesar criticou também a inserção de manifestações dos internautas na tela do placar dos jogos, que, segundo sua visão, só adicionou comentários de baixo nível, poluição visual e restringiu o espaço dedicado ao que interessa numa página de acompanhamento de placar.

Não tive esta impressão. Colocadas no pé da página, as manifestações dos leitores não tiram espaço de outros conteúdos. A mediação, claro, tem de continuar atuante para deixar o espaço livre de mensagens agressivas.

Para o leitor Cesar, as duas mudanças – colocar destaques da Copa acima do noticiário geral e inserir comentários no placar – são apelativas e se destinam a satisfazer ‘um duvidoso gosto popular’. ‘Quero registrar que acompanho a Copa, como todos, e entendo a sua relativa importância.’’

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem