Quinta-feira, 09 de Julho de 2020
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1074
Menu

VOZ DOS OUVIDORES >

Penetras da Casa Branca invadem o jornal

29/06/2010 na edição 596

De vez em quando o Washington Post recebe críticas de leitores por continuar a publicar matérias sobre Tareq e Michaele Salahi, o casal que ficou famoso por entrar de penetra em um jantar na Casa Branca no fim do ano passado. ‘Chega dos Salahi! Estou cansada dos esforços contínuos do Post de dar ao casal exatamente o que querem: publicidade’, desabafou a leitora Anne Martin.

No dia em que Anne escreveu ao diário, a capa da seção de estilo publicou uma foto imensa colorida de Michaele Salahi, com duas colunas escritas sobre sua participação no reality show Real Housewives of D.C., programa que mostra a rotina de donas de casa ricas. No interior da seção, uma outra fotografia dela e, na capa do jornal, uma chamada para a matéria, com uma foto colorida do controverso casal. ‘Se eu vir mais alguma matéria ou foto deles, irei cancelar a assinatura que tenho desde 1978’, ameaçou a leitora.

Cobertura séria

Os leitores podem esperar mais artigos: deverá ser publicado um texto no dia 5/8, quando começará o programa com a participação de Michaele, além de mais matérias tratando de investigações sobre a falha na segurança da Casa Branca e a falta de cumprimento de contratos nas vinícolas do casal na Virgínia. Desde que entraram sem convite em um jantar oferecido pelo presidente Barack Obama ao primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, e postaram na internet fotos com celebridades e políticos – entre eles o vice-presidente Joe Biden –, os Salahi já apareceram em mais de 110 matérias ou colunas do Post, com contribuição de mais de 30 repórteres. Além de acharem que a cobertura do jornal satisfaz o desejo de publicidade do casal, alguns leitores acreditam que ela prejutica os padrões de qualidade do diário.

O ombudsman Andrew Alexander lembra, em sua coluna de domingo [27/6/10], que a cobertura também tratou de temas ‘sérios’. A quebra da segurança presidencial, inicialmente divulgada pela coluna Reliable Source, do Post, resultou em audiências no Congresso e na abertura de investigações criminais. As matérias do Post no final do ano passado revelaram que os Salahi haviam deixado um rastro de negócios problemáticos e dívidas.

Cultura dos famosos

Mas o que permanece na mente dos leitores é a divulgação excessiva do casal, pois muitos consideram sua obsessão por aparecer na mídia algo detestável. Por outro lado, há quem fique curioso em saber dos próximos acontecimentos envolvendo os Salahi. ‘Eles são personagens. As pessoas gostam de ler sobre eles, mesmo considerando-os repugnantes’, diz Amy Argetsinger, que frequentemente escreve sobre Tareq e Michaele para o Reliable Source.

Para Ned Martel, editor da seção de estilo, os Salahi fascinam os leitores porque ‘são um casal que diz muito sobre muitos temas – sociedade, cultura pop e reality shows, ascensão social, pessoas que se sentem excluídas e falsidade’. Eles fazem parte de um fenômeno crescente, no qual as personalidades de reality shows competem com artistas e atores. ‘Com a série Housewives, estamos dedicando muita atenção ao tema’, afirma Martel.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem